top of page
Buscar

Voo vindo de Campinas pousa no Aeroporto Salgado Filho cinco meses após enchente

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Jonathan Heckler/ Agência RBS.

O Airbus A320 da Azul (voo 2603) decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Interior de São Paulo, às 6h36 desta segunda-feira (21). Com ele, além dos 174 passageiros a bordo, a aeronave trouxe consigo a esperança de novos dias para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde pousou às 8h03. Antes de tocar o solo gaúcho, a aeronave sobrevoou a Capital gaúcha, passando por vários bairros.


Antes da decolagem, o chefe da tripulação, emocionado, e o comandante, Carlos Coster, deram as boas-vindas aos passageiros e destacaram o momento histórico que a viagem representava. 


Este foi o primeiro voo comercial recebido no local desde 3 de maio, quando as águas invadiram o aeroporto, forçando o seu fechamento. Foram 171 dias sem pousos e decolagens deste tipo na Capital. No entorno do aeroporto, ainda é possível ver as marcas deixadas pela água, mas a volta das aeronaves dá início a um novo capítulo na história do terminal aéreo inaugurado em 1940. 


Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação terá crescimento escalonado a partir da reabertura.


Segundo a concessionária Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada, atendendo cerca de 9 mil pessoas.


Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.


Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.


Horário dos voos no aeroporto em Porto Alegre


Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.


Na parte de operações comerciais, cerca de 70% dos lojistas que já estavam instalados antes da enchente estão prontos para operar a partir da próxima segunda. De acordo com a Fraport, esses serviços também deverão ter incremento escalonado nas próximas semanas.


Fonte: GZH


0 comentário

Comments


banner-start980x135_981x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page