Zoológico de Sapucaia do Sul recebe sagui de uma das espécies mais raras e ameaçadas do país
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Uma fêmea de sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) é a nova moradora do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Mila, que completará três anos em março, chegou nesta sexta-feira (30) vinda do Centro de Conservação da Fauna Silvestre (Cecfau), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo.
Conhecida também como sagui-caveirinha, devido à face branca contrastando com o corpo escuro, a espécie é uma das mais raras e ameaçadas do Brasil. No zoológico, Mila participará de um programa de reprodução e dividirá o recinto com Lindo, macho da mesma espécie que vive no parque desde 2024. A formação do casal integra ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie, coordenado pelo ICMBio em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil.
Antes de ser apresentada ao público, Mila passará por um período de quarentena, com acompanhamento veterinário e adaptação ao novo ambiente. Segundo o biólogo do parque, Eduardo Polanczyk da Silva, a chegada da fêmea é estratégica para a preservação do primata. “O zoo participa do Programa Nacional de Conservação do Sagui-da-Serra-Escuro, que busca manter uma população de segurança da espécie, possibilitando ações de reforço e reintrodução em áreas onde ela foi localmente extinta”, explicou.
Endêmico das regiões montanhosas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o sagui-da-serra-escuro sofreu redução populacional de pelo menos 50% em menos de duas décadas, principalmente pela perda de habitat e competição com saguis invasores.
História de superação
Mila nasceu em 30 de março de 2023 no Cecfau, filha do casal Bia e Xereta. Seu nascimento foi considerado um marco, já que a mãe havia perdido seis filhotes anteriormente. “Depois de tantas perdas, vê-la crescer forte e saudável foi uma grande conquista”, destacou a gestora do Cecfau, Giannina Piatto Clerici.
Para iniciar sua nova etapa no Rio Grande do Sul, Mila foi transportada gratuitamente de São Paulo a Porto Alegre pelo programa Avião Solidário, da Latam, garantindo um deslocamento mais rápido, seguro e com menos estresse para o animal.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo







