top of page

Área da saúde não está conversando entre si e prefeito Heliomar vai precisar agir com urgência

SÃO LEOPOLDO: a área da saúde e sua administração de interesses e conflitos, tem sido o maior fator de desgastes das maiorias dos governos municipais. Esse problema se acentua ainda mais em cidades maiores, como é o caso de São Leopoldo. A saúde e suas deficiências de gestão foi fator decisivo na vitória da chapa Heliomar Franco e Regina Caetano na eleição municipal de 2024. Os eleitores e eleitoras leopoldenses não perdoaram a condução da gestão da importante pasta no governo passado, quando tivemos cinco secretários da saúde em um pequeno espaço de tempo. Não se tem como fazer uma gestão minimamente adequada com tantas mudanças de comando.


O novo governo leopoldense, que colocou a saúde municipal como uma prioridade de sua gestão, buscou figuras externas para comandar a secretaria da saúde e o Hospital Centenário. O secretario da Saúde teve problemas com sua cedência para São Leopoldo e não pode continuar. Mas, mesmo com poucas semanas no comando da pasta, já encontrava resistências na corporação e na estrutura viciada que predomina no setor. Se fez a opção por uma solução caseira e Kelbe Gonçalves, foi ungida ao cardo de secretaria da saúde.


No hospital Centenário assumiu um gestor técnico com longa experiência na gestão hospitalar que teve como primeira missão, manter a casa de saúde com as portas abertas e, principalmente, fazer uma gestão de emergência nas questões financeiras e de estrutura. Até então, está conseguindo fazer o apaga incêndio e tentando dar uma cara nova ao hospital e, principalmente, enfrentar a corporação e o uso político no dia a dia do HC. E esse dedo na ferida mexeu com muitos interesses. E se a Torre (sétimo andar) não blindar e bancar a nova direção, nem haverá nenhuma dúvida de que o baixo clero que, já conspira, vai sair vencedor. Caso algo neste sentido aconteça, infelizmente, a mesmice do uso do Hospital Centenário para interesses políticos e corporativos se manterão, e, como consequência, perde a saúde leopoldense.


A estrutura da saúde leopoldense passa pela Secretaria da Saúde, pelo Hospital Centenário e pela Fundação Municipal da Saúde que em tese, deveriam estar em plena e permanente sintonia no dia a dia da gestão. Até onde se sabe, isto não está acontecendo pelo menos da maneira adequada. As três frentes estão trabalhando de forma individual e sem a devida cumplicidade que vai beneficiar a gestão e, principalmente, prestar um melhor serviço a população.


Não há dúvida que a condução coletiva da gestão da saúde leopoldense vai ser alvo de uma ação imediata do prefeito Heliomar Franco nos próximos dias, sob pena de uma grave crise ser desencadeada. A blindagem referida em outra coluna do Radar da Política se faz necessária como nunca. Uma reunião urgente para clarear quem é quem na gestão da saúde leopoldense vai acontecer ainda nesta semana.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page