top of page
Buscar

A INTERESSANTE ETIMOLOGIA (HISTÓRIA DOS NOMES) DOS DIAS DA SEMANA NA LÍNGUA PORTUGUESA


Nas outras línguas latinas mantiveram-se os nomes dos dias da semana com a referência aos deuses romanos, patronos de cada dia. Os dias da semana em espanhol por exemplo são: Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado e Domingo. Após o Concílio de Nicéia, e com a maior influência da igreja católica em Roma, o sétimo dia da semana passou a ser dedicado ao Shabbat judeu, e o primeiro dia da semana passou a ser dedicado a Jesus, como forma de combater o culto do sol, chamando-se assim Dies Dominica "domingo" (dia do Senhor). Esta modificação afetou apenas a Europa latina, mantendo-se na Europa Germânica os dias dedicados a Saturno e ao sol, como podemos ver atualmente no inglês: Saturday e Sunday.


Mas e quanto a Portugal?


São Martinho de Dume, bispo de Braga conhecido como apóstolo dos Suevos, dirigiu o Primeiro Concílio de Braga, de 561 a 563, a mando de São Cesário, Bispo de Arles. Neste Concílio, modificou-se por completo os nomes dos dias da semana, mudança que ocorreu apenas em território que mais tarde seria português.


São Martinho procurava combater o paganismo romano, sugerindo não só a mudança de nome dos dias como a sua associação a festas litúrgicas. A partir do primeiro Concílio de Braga, os dias passaram a ser denominados da seguinte forma: Dominica dies, Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta, Feria Sexta, Sabbatum. De notar que Feria tinha o sentido de Festa (no caso, festa litúrgica), sendo daqui que vem o nome feriado.


Curiosamente, este bispo pediu também para que os nomes dos planetas na altura conhecidos tivessem o seu nome modificado. O Concílio decidiu não ir para a frente com esta mudança, e por isso mantemos ainda a raiz original dos planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. Quando Portugal se tornou por fim um estado unificado, a tradição do uso destes nomes para os dias da semana tinha já mais de meio século, preferindo-se manter estas nomenclaturas no território. Mais tarde, os nomes dos dias da semana foram repassados para os países que Portugal colonizou, como o Brasil.


FONTE:IHGB Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page