Boas relações: Lula e Putin conversam por telefone sobre guerra na Ucrânia e Brics
- Start Comunicação

- 9 de ago.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, neste sábado (9), com o presidente russo Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia e o Brics. A ligação, que durou cerca de 40 minutos, foi confirmada tanto pelo Palácio do Planalto quanto pelo Kremlin.
De acordo com o Planalto, Putin compartilhou informações a respeito das discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia.
"O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema", informou o Palácio do Planalto em nota.
"Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China", completou.
O Kremlin acrescentou que Putin "informou ao líder brasileiro os principais resultados de sua recente reunião com o Enviado Especial do Presidente dos EUA, Steven Witkoff".
Na quarta-feira (6), Witkoff se reuniu com Putin por cerca de três horas no Kremlin em meio aos esforços por um cessar-fogo no conflito no Leste Europeu. A Rússia disse que as conversas foram "úteis e construtivas" e Trump disse que seu enviado fez "grandes progressos".
O Palácio do Planalto não citou diretamente o tarifaço do presidente americano Donald Trump, mas informou que Lula e Putin "também discutiram o atual cenário político e econômico internacional".
"Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro", afirmou o comunicado do Planalto.
"Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano", concluiu.
O Kremlin reforçou que os "presidentes confirmaram sua vontade mútua de continuar fortalecendo a parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil, bem como sua cooperação dentro do Brics".
FONTE: CNN Brasil


































Comentários