Caminhos de Natal impulsiona vendas e fortalece microempreendedores em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 15 minutos
- 2 min de leitura

Cerca de 12 microempreendedores participam do evento Caminhos de Natal, realizado desde segunda-feira (15) na Praça do Imigrante, em São Leopoldo. A programação tem impulsionado as vendas e garantido um retorno financeiro significativo para as famílias que dependem do comércio local, especialmente para o início do próximo ano.
Segundo os comerciantes, a chegada do Papai Noel e a apresentação do Guri de Uruguaiana, na noite de terça-feira (16), foram decisivas para o aumento do público e dos lucros nos primeiros dias do evento. “Vendemos mais de 100 hambúrgueres no dia, foi ótimo. Espero que os leopoldenses valorizem o nosso comércio”, relatou Noeli Murussi.
A empreendedora Elvira Luz também comemora os resultados. “Para nós, que dependemos de eventos, é muito importante ter esse espaço. Estamos vendendo, em média, 200 litros de caldo de cana por dia e, só na terça, foram 130 pastéis”, afirmou. Expondo há quatro anos no município, ela avalia os números como positivos e projeta crescimento nas vendas ao longo do fim de semana.
Além da praça de alimentação, o Caminhos de Natal conta com uma área dedicada ao artesanato e a empreendimentos da Expoblack. A artesã Carla Adriana Batista expõe panos bordados, cuias e acessórios para chimarrão. “No primeiro dia, com previsão de chuva, o movimento foi menor, mas desde terça tem aumentado. As pessoas passam, conhecem o trabalho e isso ajuda na divulgação”, destacou.
Carla também participou da São Leopoldo Fest deste ano e avalia de forma positiva o formato dos eventos no município. “O espaço foi muito bem organizado e as vendas foram excelentes. Esperamos um resultado semelhante agora no Natal”, disse.
O secretário de Cultura, Geison Freitas, ressaltou que o fortalecimento do comércio é um dos principais objetivos do Caminhos de Natal. “Os comerciantes esperam o ano inteiro por essa data. Um evento nesse período contribui diretamente para o desenvolvimento do comércio no Centro da cidade”, afirmou. Segundo ele, a proposta é ampliar a estrutura a partir de 2026. “Esta é a primeira edição. Nos próximos anos queremos aumentar os espaços para gerar mais empregos e fortalecer a economia local”.
Os espaços de alimentação e artesanato funcionam diariamente a partir das 16h. A programação envolve empreendimentos da Economia Solidária e da Expoblack, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu), além das Cozinhas Comunitárias, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS).
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários