Cine-debate sobre Tarifa Zero mobiliza moradores da Vila Paim
- Start Comunicação

- 2 de out.
- 2 min de leitura

Com o objetivo de ampliar o debate público sobre o direito à mobilidade e a importância do transporte coletivo gratuito, o mandato do vereador Anderson Etter (PT) está realizando uma série de exibições do minidocumentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa. As atividades visam aproximar a população da proposta de implementação da Tarifa Zero no transporte público de São Leopoldo, destacando seus benefícios sociais, ambientais e econômicos.
Na tarde da última quarta-feira (1º/10), o cine-debate foi realizado junto à comunidade da Vila Paim, em uma ação conjunta com o Círculo Operário Leopoldense (COL). A próxima exibição está marcada para terça-feira (7/10), quando será a vez dos moradores do bairro Feitoria participarem da discussão, também na sede do COL.
“Vamos percorrer todos os territórios da cidade para promover esse diálogo direto com a população, esclarecer como funciona nossa proposta de Tarifa Zero e ouvir as dúvidas e contribuições da comunidade. Essa troca é essencial para mostrar que se trata de uma política pública transformadora, que pode melhorar significativamente a vida das pessoas”, destaca o vereador Etter.
Superlotação, cansaço e desigualdade
O minidocumentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa é uma produção do jornal Brasil de Fato em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. A obra retrata a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas em São Paulo, que convivem diariamente com um transporte público caro, superlotado, precário e excludente. Por meio de depoimentos impactantes e análises críticas sobre as políticas urbanas, o documentário revela como o atual sistema de mobilidade urbana aprofunda desigualdades sociais, raciais e territoriais, consumindo o tempo, a saúde e a renda da população mais pobre.
Apesar das diferenças de escala entre São Paulo e São Leopoldo, o documentário serve como ponto de partida para reflexões locais. “Dadas as evidentes diferenças entre as cidades, a produção contribui para que os moradores de São Leopoldo se identifiquem com os mesmos desafios enfrentados na mobilidade urbana e percebam a urgência de garantir o transporte como um direito básico e universal”, conclui Etter.
Da redação da Start Comunicação: www.startcomunicacaosl.com.br
Fonte: Assessoria do vereador Anderson Etter (PT)


































Comentários