Crédito consignado: ferramenta pode ajudar na organização financeira, mas exige responsabilidade
- Start Comunicação

- 15 de jun.
- 2 min de leitura

Em tempos de juros elevados e aumento do superendividamento, o crédito consignado pode ser um importante aliado na saúde financeira, desde que utilizado com consciência e planejamento. É o que defende Dayana Xavier, CEO da instituição financeira Lecca e fundadora da BTW, empresa especializada em operações de crédito consignado e antecipação do FGTS.“O consignado tem condições mais acessíveis, com juros mais baixos e prazos maiores, o que pode ser uma grande vantagem para quem precisa de recursos”, afirma a executiva.
Segundo Dayana, apesar das vantagens da modalidade, é fundamental que o cliente fique atento para evitar o superendividamento ou práticas suspeitas no mercado. “Vejo diariamente casos de transformação por meio dessa modalidade, mas também acompanho com preocupação situações de uso irresponsável, que resultam em endividamento excessivo ou golpes”, alerta.
“É importante sempre salientar que instituições sérias nunca utilizam práticas como pedir dinheiro adiantado, senhas de banco ou do Gov.br. Se alguém agir dessa forma, desconfie imediatamente”, reforça a executiva.
Para Dayana, o crédito consignado é uma importante ferramenta, que pode ser utilizada para a realização de sonhos ou solução de problemas, mas precisa ser usada com responsabilidade. “Se for bem planejado e bem utilizado, pode ser o impulso que faltava para resolver uma dificuldade ou alcançar um objetivo”, finaliza.
Para ajudar consumidores a utilizarem o crédito consignado de maneira segura e eficiente, a especialista reuniu sete dicas práticas para quem pretende contratar essa modalidade, desde a avaliação da necessidade até o acompanhamento das finanças. Confira:
1- Avalie a real necessidade
“Pergunte-se se o valor é realmente necessário. Evite usar para gastos supérfluos ou por impulso”
2- Planeje o uso do dinheiro
“Tenha um objetivo claro: use o recurso para resolver um problema relevante ou realizar um sonho”
3- Considere sua capacidade de pagamento
“Veja se as parcelas cabem no seu orçamento. E lembre-se: imprevistos acontecem”
4- Compare taxas de juros
“Nem todos os consignados são iguais. A diferença nos juros pode parecer pequena, mas impacta muito no total final”
5- Leia o contrato com atenção
“Entenda cada cláusula e tire todas as dúvidas antes de assinar”
6- Não use toda a margem disponível
“Deixe uma parte livre para emergências. Isso dá segurança”
7- Acompanhe suas finanças de perto
“Controle entradas e saídas. Isso evita surpresas e ajuda a manter a saúde financeira”
A especialista reforça que o crédito consignado é uma importante ferramenta, que pode ser utilizada para a realização de sonhos ou solução de problemas, mas precisa ser usada com responsabilidade. “Se for bem planejado e bem utilizado, pode ser o impulso que faltava para resolver uma dificuldade ou alcançar um objetivo”, finaliza.
Cenário nacional
Atualmente, o setor de crédito consignado no país é dividido em três grandes grupos. O privado, que atende trabalhadores do setor formal. O público, voltado para servidores municipais, estaduais, federais e das Forças Armadas. E, por fim, o consignado do INSS, que é destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Juntos, esses três segmentos somam uma carteira de, aproximadamente, R$700 bilhões, com uma originação mensal na ordem de R$18 bilhões, números que comprovam a relevância desse mercado no país.
Fonte: BTW































Comentários