Câmara rejeita cassação da deputada Carla Zambelli por falta de votos
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 6 dias
- 1 min de leitura

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (10) a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O placar foi de 227 votos a favor, 110 contra e 10 abstenções, abaixo dos 257 votos necessários. Com isso, o processo será arquivado.
Zambelli foi condenada pelo STF a dez anos de prisão por envolvimento nas invasões aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está presa na Itália, enquanto o Supremo aguarda sua extradição.
Mais cedo, a CCJ aprovou parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) recomendando a cassação, sob o argumento de que o cumprimento de pena em regime fechado é incompatível com o exercício do mandato.
A deputada também foi condenada ao pagamento de multa e indenização por ter instigado as invasões feitas por Walter Delgatti Neto e Thiago Eliezer, que inseriram documentos falsos nos sistemas do CNJ.
A defesa de Zambelli questionou a consistência das provas e afirmou que a decisão do Plenário reforça a tese de injustiça. Parlamentares se dividiram sobre a análise: enquanto alguns defenderam a execução automática da cassação após a decisão judicial, aliados de Zambelli argumentaram que a decisão cabia exclusivamente à Câmara.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo































Comentários