top of page

Estudo mostra que 3.385 leopoldenses vivem com HIV

Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

Com 3.385 pessoas vivendo com HIV em São Leopoldo, a mobilização do Dezembro Vermelho busca reforçar a conscientização e a prevenção contra a doença. Nesta quarta-feira (4), a Secretaria da Saúde realizou ações no Centro da cidade, disponibilizando testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, além de distribuir materiais educativos e abordar pedestres e motoristas.


Segundo Gabriela Linhar, residente que analisou os dados para seu trabalho de conclusão em Serviço Social, a maioria dos casos está na faixa etária de 30 a 59 anos, com uma presença crescente entre idosos: 17% dos casos masculinos e 15,8% dos femininos estão na faixa dos 60 a 79 anos. "A contaminação segue alta, principalmente por relações sexuais desprotegidas", alerta o médico Gabriel Rossetto, do Serviço de Atenção Especializada (Sae).


Diagnóstico e avanços no tratamento


Neste ano, 116 novos casos foram diagnosticados em São Leopoldo, em um universo de 9.888 testes realizados na rede pública. Para Rossetto, isso reflete positivamente a eficácia dos testes disponíveis. "A maior parte de quem convive com o vírus são pacientes antigos, muitos há mais de 30 anos, graças aos avanços no tratamento. A mortalidade é baixa”, enfatiza o médico.


Os testes rápidos podem ser realizados em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município, com resultados em poucos minutos. O Sae também realiza exames de segunda a sexta-feira, com horários específicos.


Prevenção e novas alternativas


Além do uso do preservativo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que previne a infecção pelo HIV se iniciada até 72 horas após a exposição, e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma medicação diária para quem tem maior risco de exposição ao vírus.


Cíntia de Quadros Leão, coordenadora administrativa do Sae, reforça a importância da informação e da sensibilização. “O mês de dezembro tem esse intuito: chamar a atenção das pessoas e sensibilizar para a gravidade de doenças que ainda circulam. A informação faz parte do diagnóstico”, disse.

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page