EUA: nadador salva 165 pessoas após enchentes no Texas e vira “herói”
- Start Comunicação

- 7 de jul.
- 2 min de leitura

O estado do Texas, nos Estados Unidos, é atingido desde sexta-feira (4/7) por fortes chuvas, que causaram enchentes que atingiram o acampamento de verão cristão Camp Mystic e resultaram nas mortes de 27 crianças e monitoras. Nesse cenário, um nadador da Guarda Costeira dos EUA está sendo aclamado como herói.
Scott Ruskan, de 26 anos, participou de 165 resgates em meio às operações no estado do sul dos EUA, local em que as buscas por sobreviventes continuam nesta segunda-feira (7/7).
Kristi Noem, secretária de Segurança Nacional dos EUA, chamou Ruskan de “herói americano” nesse domingo (6/7). Segundo a secretária, essa foi a primeira operação do suboficial.
“O nadador de resgate e suboficial da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Scott Ruskan, salvou diretamente 165 vítimas nas devastadoras enchentes no centro do Texas. Esta foi a primeira missão de resgate de sua carreira e ele era o único coordenador de triagem no local. Scott Ruskin é um herói americano. Sua coragem altruísta personifica o espírito e a missão da Guarda Costeira”, escreveu Noem.
Enchente
Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas ao longo do rio Guadalupe, no estado americano do Texas, na última sexta-feira (4/7), deixando 82 mortos, dentre os quais 27 crianças.
Entre as vítimas identificadas até agora estão meninas que faziam parte do Camp Mystic, um acampamento cristão de verão. Elas estavam alojadas próximo às margens do rio quando o local foi tomado pela água por volta das 4h, no horário local.
O número de mortos tem sido atualizado constantemente à medida em que novos corpos são localizados.
Em uma postagem o nadador agradeceu o apoio e disse que o seu trabalho só foi possível graças a sua equipe.
“Obrigado a todos pelo apoio e carinho dos últimos dias, não consigo nem descrever o quanto sou grato por todos vocês. Sério, é algo que eu não consigo descrever nem se tentasse. Acho que estou em evidência por um segundo e realmente quero enfatizar como os verdadeiros heróis são minha equipe. (…) Cada um deles salvou a aeronave em várias ocasiões durante o nosso voo e eles também precisam do crédito por isso”, disse Ruskan.
O jovem foi criado em Nova Jersey e se alistou na Guarda Costeira em 2021. Segundo o New York Post, ele estava destacado no Texas desde novembro, após concluir treinamento específico em resgate com auxílio aéreo.
Com as enchentes, as autoridades locais pediram ajuda do órgão federal em meio à situação de calamidade no dia 4 de julho. Foi quando a equipe do jovem foi designada para ir ao Camp Mystic.
Ao chegar no local e constatar que estava inacessível inclusive por barco, em razão da correnteza, a equipe decidiu deixar Ruskan em solo para fazer uma triagem e os primeiros atendimentos até o resgate.
“Embora seja super épico para mim ser chamado de ‘Um Herói Americano’ por tantas pessoas que admiro e respeito, ainda há uma missão de busca e resgate em andamento em Texas com a Guarda Costeira, DPS, Guarda Nacional, Força-Tarefa 1 e provavelmente centenas de outras agências”, afirmou Ruskan.
Fonte: Portal Metrópoles
Foto: Reprodução


































Comentários