Frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesse final de semana
- Start Comunicação

- 1 de ago.
- 3 min de leitura

A MetSul Meterologia alerta para uma chegada de frente fria no Rio Grande do Sul que deve provocar mudanças no tempo neste fim de semana, com previsão de chuva, vento e risco de temporais isolados, marcando o início de uma série de episódios de instabilidade previstos para o mês de agosto.
Algumas áreas de instabilidade já estão atuando desde ontem no Centro da Argentina, e avançam para o Uruguai. Nesta sexta-feira, essas perturbações atmosféricas, impulsionadas pela chegada de ar quente em níveis mais altos da atmosfera, já afetam regiões do Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. No entanto, o tempo ainda permanece firme na maior parte do estado. A frente fria poderá trazer grande quantidade de raios em algumas áreas gaúchas.
O tempo começa a mudar neste sábado no Rio Grande do Sul. Apesar do sol aparecer entre nuvens em várias regiões e o dia seguir abafado, a atmosfera se torna instável. A previsão indica chuva irregular e trovoadas já entre a madrugada e a manhã, com possibilidade de continuidade em parte do estado durante a tarde.
No domingo, a chegada de uma frente fria intensifica a instabilidade. A chuva atinge a maioria das regiões nas primeiras horas do dia, especialmente entre a madrugada e a manhã, avançando do Centro em direção ao Norte do estado. Entre a tarde e a noite, o tempo permanece instável na Metade Norte, com maior concentração de chuvas no Norte gaúcho. Já na Metade Sul, o tempo firme volta a predominar.
Na segunda-feira, o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. Apesar de uma melhora temporária entre a tarde e a noite de domingo em áreas do Centro ao Norte do estado, a chuva retorna ao longo da segunda. Já na Metade Sul, o tempo segue firme, com presença de sol, nuvens e períodos de maior nebulosidade.
A frente fria também avança sobre Santa Catarina, provocando instabilidade até o fim do domingo e se estendendo pela segunda-feira. No Paraná, há chance de chuva no Oeste e Sul do estado nos dois dias, podendo atingir outras regiões paranaenses principalmente na segunda-feira.
Antes da chegada da frente fria, o Rio Grande do Sul será influenciado neste sábado por uma corrente de jato em baixos níveis, fenômeno que deve trazer ar quente, elevação nas temperaturas e sensação de abafamento em grande parte do estado. Esse sistema provocará vento do quadrante Norte, característico de um cenário pré-frontal, com rajadas variando entre 50 km/h e 70 km/h na maioria das regiões. Em pontos isolados, como Santa Maria, áreas elevadas dos vales e do Sul, as rajadas podem ser ainda mais intensas.
A corrente de jato em baixos níveis, conhecida pela sigla JBN, é um corredor de vento estreito que se forma na baixa atmosfera, geralmente entre 1.000 e 2.000 metros de altitude, próximo ao nível de pressão de 850 hPa. Embora menos intensa que as correntes de jato polares ou subtropicais, a JBN também atua como um “rio de vento” na atmosfera, influenciada por contrastes de temperatura e pressão nas camadas mais baixas.
No caso do Sul do Brasil, essas correntes costumam se formar sobre a Bolívia ou o Centro-Oeste brasileiro, avançando por centenas de quilômetros até alcançar o Rio Grande do Sul. Com isso, transportam ar quente e contribuem para o aumento das temperaturas antes da chegada de frentes frias, como será o caso neste fim de semana.
Da redação da Start Comunicação: www.startcomunicacaosl.com.br
Fonte: MetSul Meteorologia


































Comentários