Governador Eduardo Leite aparece como um dos favoritos para corrida ao Senado
- Start Comunicação

- 23 de abr. de 2025
- 1 min de leitura

Apesar de o governador Eduardo Leite (PSDB), de público, ainda não ter desistido de tentar a corrida presidencial, a possibilidade se mostra cada vez mais distante para 2026. No PSD, partido para o qual ele deve migrar nas próximas semanas, a prioridade é testar o governador do Paraná, Ratinho Júnior, para o Planalto no próximo ano. Leite, por sua vez, é apontado como uma das jovens lideranças a serem trabalhadas para 2030.
Já para o Senado, governador encontra um cenário completamente diferente: ele é, por enquanto, visto como franco favorito a uma das vagas. Não apenas por estar no comando do RS, mas pelos altos índices de popularidade que ostenta em diferentes pesquisas de opinião.
Tanto o grupo mais próximo de articuladores de Leite como os do aliado MDB apontam seu nome como o principal na formação da chapa que tem como pré-candidato ao governo o atual vice, Gabriel Souza (MDB). O desafio não é o Senado e sim, avaliam, conseguir fazer os eleitores do ainda tucano votarem também no emedebista.
Na condição de governador e potencial candidato ao Senado, Leite participa tanto e as vezes mais do que dirigentes do MDB da costura de coalizões para 2026. A condição se dá, admitem lideranças emedebistas, em função de que seu prestígio ultrapassa legendas. Com sua definição, a chapa arranca com MDB e PSD. Mas a ideia é manter siglas que hoje estão na base, como PP, Republicanos, União Brasil e PDT. Uma costura à parte é feita com o próprio PSDB e o Podemos, que negocia uma difícil incorporação dos tucanos.
Fonte: Correio do Povo

































Comentários