top of page

Hospital Centenário enfrenta falta de médicos no Centro Obstétrico e na UTI Neonatal


Imagem: divulgação/ Simers.

A nova gestão do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou sua primeira visita técnica na última quinta-feira (2) no Hospital Centenário, em São Leopoldo. A inspeção, liderada pelo diretor Marcelo da Luz, foi solicitada pelo presidente do sindicato, Marcelo Matias, para avaliar a situação dos médicos que atuam no Centro Obstétrico (CO) e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), que enfrentam escalas de plantão incompletas.


Durante a visita, foi constatado que o CO operava com apenas dois obstetras, quando o ideal seria a presença de três profissionais para atender à demanda. Apenas na manhã de quarta-feira, três partos foram realizados no local. Na UTI Neonatal, a situação também era preocupante: apenas um médico estava de plantão, número insuficiente para lidar com casos graves de recém-nascidos.


Marcelo da Luz também se reuniu com representantes da nova gestão do hospital, que assumiu o comando da instituição no mesmo dia. O vice-presidente Administrativo do Centenário, Leonardo Câmara, e a diretora médica, Juliana de Oliveira, destacaram a importância do apoio do Simers para compreender e enfrentar os desafios que afetam os médicos e a assistência prestada.


“É com muita satisfação que, logo nas primeiras horas da nova gestão, já começamos a atuar na defesa dos médicos por melhores condições de trabalho. Além disso, sabemos que os médicos prestadores de serviço do Centro Obstétrico enfrentam o não pagamento de setembro e outubro, o qual deveria ter sido feito pela empresa responsável pela contratação dos profissionais. Por isso, estamos à disposição dos colegas para que a situação se reverta em uma cidade referência no atendimento aos municípios da região e seguimos acompanhando a situação no Centenário”, afirmou o diretor do Simers.


“Reafirmamos nosso compromisso com a regularização das escalas médicas no decorrer do próximo período. E estamos sempre à disposição ao diálogo”, disse o presidente da Fundação Hospital Centenário, José Ricardo Agliardi Silveira.

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page