Iara Cardoso: a vida política da cidade passa por ela
- Start Comunicação

- 11 de set.
- 5 min de leitura

A trajetória política de Iara Cardoso em São Leopoldo se confunde com a história recente do município. Advogada, funcionária pública e vereadora por seis mandatos, sendo quatro vezes presidente da Câmara Municipal, Iara consolidou sua imagem e perfil político baseado no republicanismo, coragem política e, principalmente, com proximidade cada vez maior com a população em todos os setores da sociedade. Nenhuma dúvida que a experiente vereadora está no seu melhor e mais maduro momento de sua jornada política. Autora de leis importantes para vários setores da sociedade e um protagonismo forte no contexto político dos últimos anos lhe renderam respeito até mesmo entre adversários políticos. Como fala o dicionário político, Iara Cardoso circula em todos os ambientes políticos sem maiores problemas.
“A verdadeira política é aquela que busca transformar vidas, construir um ambiente focado no ser humano, um instrumento para produzir felicidade, cuidado, porque é a partir dela que conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar o desenvolvimento integral da cidade”, resume a vereadora.
A redação da Start Comunicação escolheu Iara Cardoso para a volta da página “Perfil e Personagens” do Jornal Start, que vai estar novamente nas nossas páginas a partir desta edição. A seguir, a entrevista feita por nosso Colunista Político Bado Jacoby, que abordou vários assuntos que se referem à trajetória política de Iara Cardoso.
Combate à corrupção
Em 2002, São Leopoldo viveu um dos maiores escândalos de sua história: o chamado “caso das fitas”, quando gravações expuseram esquemas de desvio de dinheiro público envolvendo parlamentares. Me coube na época, como presidente da Câmara, conduzir a sessão que resultou na cassação de vereadores envolvidos. “Naquele momento, não havia espaço para hesitação. Era preciso firmeza para garantir que a investigação não acabasse em pizza”, relembra.
Iara ainda lembra, que o episódio conhecido como escândalo das fitas, não foi sua única ação de combate a corrupção ou irregularidades na coisa pública. Mais tarde, em 2015, em meio à greve dos servidores e à crise fiscal do município, ela presidiu a CPI das Contas Públicas. O relatório final, encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, apontou falhas graves na gestão financeira.
Também presidiu duas Comissões Especiais de Inquérito, em 2023, que culminaram com a cassação e afastamento do mandato de dois vereadores envolvidos em denúncias de peculato, “rachadinhas” e falta de decoro parlamentar. “Coragem e ética precisam andar juntas. O Parlamento não pode se omitir diante de situações que afetam diretamente a vida da população”, afirma.
Gestão pública e obras estruturantes
Além do Legislativo, Iara também tem histórico de gestão no Executivo. Como secretária de Obras e Viação teve uma de suas maiores marcas: a pavimentação de mais de 450 ruas, melhoria da iluminação pública e ações permanentes de limpeza urbana.
“Cuidar da infraestrutura é também cuidar das pessoas. Uma rua pavimentada significa dignidade, acesso a serviços e qualidade de vida para os moradores”, destaca.
“Na época, minha atuação no comando da secretaria, busquei integrar infraestrutura com planejamento urbano, apostando na modernização da malha viária e na manutenção preventiva, garantindo avanços em bairros historicamente esquecidos pelo Poder Público. Sempre entendi que o investimento em obras precisa chegar onde a população mais precisa. Não é só sobre asfalto, é sobre cidadania”, reforça a vereadora.
Iniciativas como vereadora que impactaram a vida da cidade
Entre as leis de sua autoria estão a que assegura prioridade no atendimento a pessoas com fibromialgia, a que obriga a divulgação on-line da lista de medicamentos da farmácia pública e a que permite acompanhar pela internet a fila de consultas e exames do SUS. Também destinou 10% das vagas de estágio da administração pública a pessoas com deficiência e instituiu a vacinação contra HPV em São Leopoldo antes mesmo da inclusão da medida no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Na pauta de igualdade de gênero, foi protagonista em iniciativas estruturantes: criação da Delegacia Especializada da Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara. Também é autora da Lei do Apito, que coíbe o assédio sexual no transporte coletivo. “As mulheres têm direito de andar pela cidade sem medo. É dever do Parlamento garantir isso”, afirma.
Modernização e inovação legislativa
À frente da Câmara em 2025, Iara implementou uma reforma administrativa, reorganizou setores que prevê, uma economia de R$ 2,3 milhões ao orçamento do Legislativo. Para Iara, a medida simboliza respeito ao dinheiro público. “Quando reduzimos gastos e mostramos eficiência, reforçamos a credibilidade da Câmara. É com esse espírito que conduzo minha gestão”, garante a parlamentar.
Outro feito comemorado pela presidente do Legislativo municipal foi a adoção do LegIA, ferramenta de inteligência artificial pioneira entre municípios de grande porte no país, capaz de auxiliar na elaboração de projetos de lei e resumos legislativos. “A tecnologia não substitui pessoas, mas qualifica o trabalho. A inteligência artificial pode tornar o Legislativo mais ágil, eficiente e próximo do cidadão”, explica Iara, que apresentou a inovação em evento nacional em Brasília, recebendo o Troféu Destaque UVB 2025.
Recentemente, a presidente da Câmara lançou oficialmente um aplicativo gratuito que conecta diretamente a população ao seu mandato parlamentar, disponível para Android e iOS. A ferramenta visa ampliar a transparência, facilitar o envio de demandas da comunidade e permitir que qualquer cidadão acompanhe de perto a atuação da vereadora na Câmara Municipal. Com interface intuitiva, o aplicativo reúne informações sobre projetos, ações do mandato, notícias, vídeos e canais de comunicação direta com o gabinete.
“O Legislativo precisa estar mais próximo das pessoas. Precisamos ouvir mais, responder com mais agilidade e garantir que todos tenham acesso às informações de forma simples e transparente. Meu gabinete está sempre de portas abertas, sem tranca, para receber a comunidade e suas demandas”, enfatiza Iara. “Com poucos cliques, a população pode acompanhar o que está sendo realizado pelo meu mandato, enviar uma sugestão de proposta ou relatar uma demanda do seu bairro. É uma ferramenta pensada para ser funcional, acessível e democrática”, comenta.
Saúde e inclusão social como prioridades
Sobre políticas e ações de saúde e inclusão social, Iara Cardoso se diz lutadora incansável. Entre suas ações recentes, ela destaca a lei que criou o programa de enfrentamento à fibromialgia, sancionada em 2025, e a destinação de recursos para o Hospital Centenário, voltados à melhoria das salas de acolhimento e emergência.
“A saúde não pode ser só tratamento, precisa ser acolhimento desde o primeiro contato do paciente”, ressalta.
Iara lembra que ainda neste ano de 2025 promoveu audiência pública para discutir a situação da população em situação de rua, defendendo que o tema seja tratado como uma questão humana, e não apenas social ou de segurança. “São vidas que exigem empatia e políticas consistentes”, diz a presidente do Poder Legislativo.
A vereadora se considera uma gestora experiente e com estreita relação com os anseios das pessoas. Prova maior é sua presidência na Frente Parlamentar de Deficientes e também na Frente Parlamentar da Criança e Adolescente, fóruns que buscam alternativas estratégicas e diretrizes para construir políticas públicas de inclusão e garantia de direitos. Inspirada na pauta da inclusão e cuidado com as mães atípicas, pais e responsáveis, é autora da Lei que garante atendimento prioritário àqueles que dedicam a maior parte de sua vida no cuidado às pessoas neurodivergentes.
Como vê sua trajetória Política
Eleita por três vezes consecutivas como a vereadora mais votada do PDT, Iara Cardoso mantém como lema de trabalho a frase “Quem Ama Cuida”, que, segundo ela, traduz o sentido de seu mandato. “Só quem ama trata com respeito as demandas da comunidade. É esse amor que me move, sempre ao lado das pessoas, buscando transformar a vida delas para melhor”, conta a parlamentar.
Essa postura de compromisso e coragem também se reflete na maneira que enfrento os desafios na condução de minha vida política.
“Se fosse para ter medo, eu não estaria na política. Estou aqui para enfrentar o que precisa ser enfrentado, doa a quem doer”, afirma Iara, resumindo assim, a marca que define sua atuação na cidade.
www.startcomunicacaosl.com.br - Por: Bado Jacoby


































Comentários