IPTU 2026: cota única com desconto em São Leopoldo vai até 30 de janeiro
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 2 min de leitura

O calendário do IPTU 2026 de São Leopoldo entra nos últimos dias para quem deseja aproveitar os descontos da cota única. O pagamento antecipado pode ser feito até o dia 30 de janeiro, garantindo abatimentos que chegam a 16%. Neste ano, a Prefeitura não realizará o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), tornando a quitação antecipada uma alternativa vantajosa para reduzir o valor do imposto.
Os boletos da cota única foram enviados pelos Correios, mas também podem ser acessados no site da Prefeitura e no aplicativo “App Cidadão – São Leopoldo”. Já as guias para pagamento parcelado são disponibilizadas exclusivamente pelos canais digitais. Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato pelo telefone 2200-0475 (opção 1), de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, ou pelo e-mail iptu@saoleopoldo.rs.gov.br.
Calendário de pagamentos
– Até 30 de janeiro: 1ª opção de cota única, com 10% de desconto;– Até 27 de fevereiro: 2ª opção de cota única, com 7% de desconto;– 10 de março: vencimento da primeira parcela do parcelamento em até 10 vezes.
As demais parcelas vencem sempre no dia 10 de cada mês. Caso a data caia em dia não útil, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil, sem prejuízo ao contribuinte.
Descontos e formas de pagamento
A cota única garante descontos de até 16%, somando 10% por quitação antecipada até 30 de janeiro e até 6% pelo programa Bom Pagador. Os abatimentos incidem apenas sobre o valor do IPTU, não contemplando a Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL).
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o imposto em até 10 vezes, com vencimentos de março a dezembro, sendo a primeira parcela até 10 de março.
Programa Bom Pagador
O programa concede descontos conforme a regularidade dos pagamentos nos anos anteriores:– 6% para imóveis sem parcelas vencidas nos três exercícios anteriores;– 5% para imóveis sem débitos nos dois exercícios anteriores;– 4% para imóveis sem débitos no exercício anterior.
Atraso superior a 60 dias em qualquer parcela cancela o desconto aplicado às parcelas em aberto.
Emissão da guia e pagamento
Os carnês de parcelamento e boletos de cota única devem ser emitidos de forma digital pelo portal da Prefeitura ou pelo aplicativo “App Cidadão – São Leopoldo”. O pagamento pode ser realizado em qualquer banco ou correspondente bancário.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone 2200-0475 (opção 1), de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, presencialmente no Atendimento Fazendário, na Avenida Dom João Becker, nº 754, Centro Administrativo, térreo, ou pelo e-mail iptu@saoleopoldo.rs.gov.br.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários