top of page
Buscar

Lei Paulo Gustavo - por Ismael Mendonça

O que seria de nossa vida sem a arte, a cultura? Imaginem para quem vive delas, tira seu sustento, da sua família? O Setor cultural foi o primeiro a ser atingido pela pandemia, todos eventos, shows foram cancelados, essas medidas tornaram-se parte das estratégias de combate ao coronavírus.


Segundo dados divulgados pelo Ipea, cerca de 900 mil trabalhadores da cultura perderam seus postos de trabalho, um dos mais afetados. Segundo a mesma pesquisa, 350 mil postos haviam sido recuperados, mas novamente vivemos uma onda que impõe restrições as atividades culturais.


A situação de desemprego é grave e o governo federal que deveria estar buscando articular e implementar ações emergenciais nada faz, pior, conseguiu deixar os artistas de fora do auxílio emergencial. Coube ao legislativo propor, isso aconteceu com a Lei Aldir Blanc e agora com a Lei Paulo Gustavo, ambas propostas de parlamentares do PT.


Em 2020 através da Lei Aldir Blanc os trabalhadores da cultura de São Leopoldo receberam um milhão e meio de reais, distribuídos entre mil e duzentos cidadãos beneficiados. Estes recursos ajudaram centenas de famílias e a economia local, longe de repor tudo que foi perdido neste longo período, mas sem dúvida fundamental.


A boa notícia é que está para ser votada a Lei Paulo Gustavo, nos mesmos moldes da anterior, que poderá trazer ainda mais recursos para o setor. Precisamos agora nos unir e cobrar dos deputados sua apreciação e aprovação, vamos nos engajar, contribuir com a mobilização, toda sociedade é quem ganha.


Ismael Mendonça, é ex-secretário de Cultura de São Leopoldo e Coordenador de Cultura do PT - SL




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page