Lula anuncia novo modelo de crédito imobiliário voltado à classe média
- Start Comunicação

- 10 de out.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta sexta-feira (10), durante o evento Incorpora 2025, em São Paulo, um novo modelo de crédito imobiliário. A proposta reformula o uso dos recursos da poupança para ampliar o financiamento habitacional, especialmente para a classe média.
Entre as principais mudanças estão o aumento do teto do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões, o fim do direcionamento obrigatório de 65% da poupança para crédito habitacional após um período de transição e a extinção dos depósitos compulsórios no Banco Central. A Caixa Econômica Federal estima financiar 80 mil novas moradias até 2026 com as novas regras.
O governo prevê uma transição gradual até 2027, mantendo temporariamente o direcionamento atual e reduzindo o compulsório de 20% para 15%. A medida busca aumentar a concorrência entre bancos, permitindo que instituições que não captam poupança também ofereçam crédito habitacional. Com o novo modelo, o governo espera estimular o setor imobiliário, ampliar o acesso à moradia e garantir que 80% dos financiamentos sigam as regras do SFH, com juros limitados a 12% ao ano.
Redação www.startcomunicacaosl.com.br
| Por Miguel Thurler































Comentários