Lula assina aposentadoria de Barroso, que deixa o STF neste sábado
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 16 de out.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (15), a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, de 67 anos, do Supremo Tribunal Federal (STF). A saída oficial do magistrado da Corte está marcada para o próximo sábado (18), conforme publicação em edição extra do Diário Oficial da União.
Apesar de ainda ter direito de permanecer no cargo até 2033 — quando completaria os 75 anos exigidos para aposentadoria compulsória —, Barroso decidiu antecipar sua saída. Na semana passada, ao anunciar sua decisão, o ministro afirmou que deseja ter mais tempo para a vida pessoal: “Sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo. Com mais espiritualidade, literatura e poesia.”
Com a vaga aberta, cresce a expectativa em torno do nome que será indicado por Lula para o STF. Um dos nomes mais cotados é o do advogado-geral da União, Jorge Messias, embora a indicação ainda não tenha sido confirmada oficialmente.
Na mesma quarta-feira em que sua aposentadoria foi formalizada, Barroso passou mal e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. De acordo com a assessoria, ele procurou atendimento após sentir-se indisposto no STF durante a tarde. A suspeita inicial é de uma virose, mas o ministro está sendo submetido a uma bateria de exames. “Ele ficará internado para acompanhamento médico”, informou a assessoria.
Na véspera, terça-feira (14), Barroso havia participado de um jantar em sua homenagem, realizado em uma residência no Lago Norte. Estiveram presentes colegas do STF, como os ministros Luiz Fux e Nunes Marques, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul


































Comentários