Ministro do TSE vê indícios de abuso de poder econômico e torna inelegíveis prefeito de Santa Rosa e Luciano Hang
- Start Comunicação

- 3 de jun. de 2025
- 1 min de leitura

O ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornou inelegíveis o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei (PP), o ex-prefeito Alcides Vicini (PP) e o empresário Luciano Hang até 2028. No entendimento do magistrado, teria havido abuso de poder econômico em um ato realizado na cidade

A ação foi protocolada pela Coligação União do Povo por Santa Rosa, após as eleições municipais de 2020, e não interfere no atual mandado. Mantei permanece no cargo, mas está impedido de concorrer por 8 anos, a contar de 2020.
De acordo com a ação apresentada na Justiça Eleitoral, Hang esteve no município quatro dias antes das eleições e teria anunciado a instalação de uma unidade da rede durante um ato. O convite para o empresário realizar o evento em Santa Rosa foi feito pelo então prefeito Alcides Vini.
O que dizem os envolvidos
A defesa do prefeito Anderson Mantei, feita pelo advogado Guilherme Barcelos, garante que não houve irregularidade e informou que vai recorrer da decisão.
O advogado César Augusto Schmitt Sousa, representante do ex-prefeito Alcides Vicini, afirmou que recebeu a decisão do TSE com "total surpresa" e que "apresentará o competente recurso".
A defesa de Luciano Hang sustenta que "não existe nenhuma lei que proíba empresários de apoiarem candidatos ou expressarem suas opiniões políticas. Ele também estuda medidas legais para tentar reverter a decisão.
Fonte: G1RS

































Comentários