Ministério da Saúde investiga segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 7 de out.
- 2 min de leitura

Porto Alegre registrou o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol, segundo o novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (6). As suspeitas estão em investigação.
Um terceiro caso, notificado em Santa Maria, na Região Central, foi descartado após análise realizada pelo governo do Rio Grande do Sul.
De acordo com o boletim, o Brasil soma 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Desses, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação.
O estado de São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 sob análise. O Paraná registrou dois casos confirmados e outros quatro em investigação.
Rio Grande do Sul terá diagnóstico próprio
O Centro de Informação Toxicológica (CIT), vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), anunciou que passará a realizar, nos próximos dias, exames laboratoriais para detectar metanol em casos suspeitos de intoxicação por bebidas destiladas.
A equipe técnica já adquiriu os insumos necessários e está finalizando a padronização e os testes dos equipamentos. A expectativa é que as análises comecem na próxima semana.
Atualmente, o exame é feito pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), que continuará prestando apoio técnico ao CIT.
A Secretaria Estadual da Saúde também realiza um levantamento sobre os estoques de etanol farmacêutico na rede hospitalar — substância utilizada no tratamento de intoxicações por metanol — e aguarda o envio de um antídoto específico, adquirido pelo Ministério da Saúde junto a fornecedores internacionais.
Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, levar a embalagem da bebida ingerida para auxiliar na investigação.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo


































Comentários