Ministério da Saúde já começou a distribuir antídoto contra metanol pelo país
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 6 de out.
- 1 min de leitura

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (4) a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol, para cinco estados que solicitaram reforço de estoque.
Ao todo, 580 ampolas foram enviadas:
Pernambuco recebeu 240 unidades;
Paraná, 100;
Bahia, 90;
Distrito Federal, 90;
Mato Grosso do Sul, 60.
Segundo a pasta, as entregas estão sendo feitas em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, utilizando parte das 4,3 mil ampolas que já haviam sido destinadas aos estoques do SUS por meio dos hospitais universitários federais, em colaboração com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
O ministro Alexandre Padilha informou mais cedo que o governo federal adquiriu 12 mil ampolas adicionais de etanol farmacêutico, que serão enviadas aos Centros de Referência de Toxicologia em todo o país.
Além disso, o governo também comprou 2.500 tratamentos de fomepizol — outro antídoto usado contra a intoxicação por metanol — por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A previsão é que o medicamento chegue ao Brasil ao longo da próxima semana.
De acordo com o último balanço divulgado neste sábado, o país já registrou 195 notificações de intoxicação por metanol. Desses casos, 14 foram confirmados e 181 seguem em investigação.
O Estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências: 162 notificações, sendo 14 confirmadas. A Secretaria de Saúde paulista confirmou neste sábado a segunda morte provocada pela substância — um homem de 46 anos.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo
































Comentários