Nove lugares surpreendentes para conhecer no Rio Grande do Sul - 2ª Parte
- Start Comunicação

- 20 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jan.

Não à toa, Garibaldi é considerada a capital brasileira do espumante e tem até uma rota turística dedicada à bebida. De dois em dois anos acontece a Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp), sempre no mês de outubro. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer a Peterlongo, vinícola pioneira na produção da bebida no país. Ela tem mais de cem anos — e é a única fora da França que pode usar a denominação “champanhe”!
Outro passeio imperdível é a Cooperativa Vinícola Garibaldi, que fica bem no centro da cidade. Além da visita guiada você pode fazer degustação às cegas e a experiência Taça e Trufa, que harmoniza vinhos e espumantes com trufas artesanais. A francesa Chandon também tem sede em Garibaldi desde os anos 1970. A visita vale muito a pena, já que inclui degustação e é gratuita. O espumante rosé deles é super refrescante!
Mas nem só de espumantes vive Garibaldi; se você gosta de vinho, visite a Vinícola Don Laurindo. Se o seu negócio é uma boa cerveja artesanal, então a Cervejaria Leopoldina é o seu lugar. Para curtir o melhor da gastronomia da cidade, uma boa ideia é conhecer os lugares que fazem parte do roteiro Estrada do Sabor, com fazendas orgânicas e cantinas familiares.
Explore a cidade
Seguindo o Roteiro Passadas, você caminha pelos prédios históricos e pode apreciar a preservação do patrimônio arquitetônico. Para fazer compras vá até a encantadora rua Buarque de Macedo, que conta com fachadas centenárias e banquinhos ladeados por floreiras.

Carlos Barbosa é conhecida como a terra do queijo: a cidade produz mais de 40 tipos de queijos e realiza o FestiQueijo, festival dedicado à iguaria. Na cidade, vale visitar a Granja Cichelero, que produz um dos melhores queijos coloniais do Brasil, e a Fetina de Formaio, que comercializa diversas opções.
A cidade abriga a centenária fábrica da Tramontina e a T Factory Store, que é o sonho de consumo de todo mundo que ama cozinhar. São mais de dez mil itens espalhados por quatro mil metros quadrados: há utensílios e equipamentos de cozinha, móveis, ferramentas, materiais elétricos…
E os amantes de futebol de salão vão gostar de visitar Carlos Barbosa, já que a cidade é a terra da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), clube brasileiro campeão mundial de Futsal pela FIFA. No Centro Municipal de Eventos, casa do time, fica a loja Paixão Laranja, onde dá para comprar os artigos oficiais do clube.

São Miguel das Missões guarda o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, que foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco e recebe turistas do mundo inteiro. O lugar tem ruínas de construções, como igreja, colégio e oficinas, que datam dos séculos 17 e 18. É um cenário único.
Toda noite, acontece no local o espetáculo Som e Luz. Trata-se de um show com projeções mapeadas na fachada da igreja que contam a história dos catequizadores jesuítas e dos índios guaranis. É um bom passeio para quem gosta de história e quer saber mais sobre as missões dos jesuítas.
Outros lugares interessantes por lá são o Museu das Missões, a Fonte Missioneira, o Pórtico de São Miguel das Missões, a Fazenda da Laje, a Aldeia Guarani e o Ponto de Memória Missioneira.
Curiosidade
A região dos Sete Povos das Missões, que inclui São Miguel Arcanjo, é composta por 26 municípios na divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
FONTE: trivago.com.br































Comentários