top of page

Nove lugares surpreendentes para conhecer no Rio Grande do Sul - 3ª Parte

ree

Torres é o principal destino de praia do Rio Grande do Sul. Atrai muitos turistas em busca de sol e mar e também de esportes ao ar livre. Lá fica a Ilha dos Lobos, única ilha marítima do litoral gaúcho, chamada assim por ser refúgio de lobos e leões marinhos.


O Parque Estadual da Guarita é o principal atrativo turístico da cidade. As trilhas por cima do morro descortinam mirantes incríveis, enquanto a praia é perfeita para a prática do surfe. Além da Praia da Guarita, Torres tem outras quatro praias: a Itapeva, a Prainha, a Grande e a dos Molhes, onde dá para caminhar pelos Molhes da Barra e pela Ponte Pênsil, que fica sobre o Rio Mampituba e liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina.


Já o Morro do Farol é a única das quatro falésias de Torres que está fora do parque. É também o ponto mais alto da cidade, permitindo uma vista 360º de tirar o fôlego. O lugar é ideal para observar as baleias-francas que aparecem pela orla e para voar de parapente.


Espetáculo no céu


No mês de maio, acontece o Festival Internacional de Balonismo de Torres, o maior evento do setor na América Latina. São cinco dias com competições, shows e muito colorido no céu da cidade.

ree

Conhecida como Princesa do Sul, Pelotas era a província mais rica do estado no século 19 por causa das charqueadas, áreas das propriedades rurais onde a carne passava pelo processo de desidratação para depois ser vendida como carne seca. Hoje em dia, a cidade é a terra do doce, pois são muitas as delícias que os viajantes encontram por lá: doce de abóbora, quindim, bem casado… A lista é grande!


A Feira Nacional do Doce (Fenadoce), entre maio e junho, sempre atrai viajantes que adoram experimentar os docinhos da região. Mas esse não é o único atrativo do destino! Lembrando o passado da cidade, as fazendas produtoras de carne seca continuam recebendo visitantes.


A Charqueada São João, por exemplo, oferece visitas guiadas onde os turistas podem conhecer todo o processo de produção da iguaria e a rica história do lugar. Além disso, dá até para passear de barco pela propriedade! Vale a pena separar um tempinho para curtir essa visita.


Conheça a história da cidade


Um passeio a pé pelo centro histórico rende belas fotos emolduradas pelos 1.300 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Passe pelo Mercado Central, pela Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Praça Coronel Pedro Osório e Fonte das Nereidas.

ree

Glamping” é uma mistura entre as palavras “glamour” e “camping”, ou seja, é um camping com todo o conforto de um hotel. E é exatamente essa a proposta do Parador Casa da Montanha Ecovillage, hospedagem com cabanas estrategicamente posicionadas em palafitas à beira de um rio que corre lentamente, cercado por araucárias.


As aconchegantes cabanas têm cama queen size com enxoval e amenities de marca, além de varanda com rede. Toda noite a camareira faz o serviço de boa noite e deixa bombonzinhos com a previsão do tempo para o dia seguinte. Um mimo só! Junto à recepção fica uma imensa sala com lareira, bar, sinuca e vidros que vão do chão ao teto, destacando os campos de cima da serra ao fundo. Na Casa de Banho ficam os chuveiros, a sauna e uma jacuzzi compartilhada.


Do lado de fora, um deck de madeira se estende sobre a grama, com poltronas convidativas para assistir ao pôr do sol tomando um chimarrão. Nas noites frias, a boa é se enrolar em uma mantinha e curtir o fogo de chão, tomando um vinho. Aliás, o restaurante Alma, que fica no hotel, é divino, dos ingredientes à variedade e execução dos pratos. Todo sábado tem churrasco campeiro!


Um pouco mais sobre Cambará do Sul


Cambará do Sul é a única cidade brasileira que possui dois parques nacionais: o Aparados da Serra e o Serra Geral. São portas de entrada para os deslumbrantes cânions Fortaleza e Itaimbezinho. As paisagens são de cair o queixo! Tanto é que já foram cenário de novelas, séries, filmes e comerciais. A região que faz divisa com Santa Catarina possui ao todo 68 cânions em 250 km de bordas, mas só alguns são abertos à visitação. Além dos cânions, chamam a atenção dos viajantes a Cachoeira dos Venâncios, a Fazenda Sabores da Querência, o Passo do S, passeios à cavalo e de quadriciclo.


Comentários


banners-agosto-turismo-1230x1020
Jornal Start 1
PLEBISCITO-PARA-PORTAL-START
Banner_1230pxX1020px_CDL
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page