top of page

O pragmatismo político de Heliomar Franco é um acerto necessário - Por Bado Jacoby

Foto: Pedro Tesch
Foto: Pedro Tesch

Reafirmamos o compromisso da administração municipal em colaborar ativamente com o Governo Federal na execução, acompanhamento e prestação de contas do referido programa. Colocamo-nos à disposição para fornecer, de forma transparente, todos os dados atualizados das famílias beneficiárias, bem como a documentação técnica necessária à formalização do apoio solicitado. [...]”, declara o prefeito no documento.


O ofício acima, mostra de maneira clara, que os primeiros meses da gestão do Prefeito Heliomar Franco (PL), à frente da Prefeitura de São Leopoldo, trouxe algo que não deixa de ser uma surpresa. Heliomar, está demonstrando algo raro e valioso na política atual, que vive épocas de extremos.  Sem abrir mão de suas convicções ideológicas, o atual prefeito leopoldense tem mostrado, com ações e gestos políticos concretos, que não vai deixar o palanque político, atrapalhar as relações com outras esferas de poder, tão importantes e necessárias para um gestor municipal. 


Desde os primeiros meses, Heliomar Franco tem deixado claro que não será um extremista. Não governa com sangue nos olhos, nem se deixa levar pela tentação fácil da radicalização. E isso, em tempos de polarização e discursos inflamados, é um grande acerto. Mais do que nunca, o momento exige pragmatismo, e o prefeito de São Leopoldo parece ter entendido isso com clareza.


É importante destacar também o papel da primeira-dama e secretária de Ação Social, Simone Dutra, que, além de gestora da pasta, atua como uma operadora política da gestão. Juntos, os dois têm construído uma relação de diálogo respeitoso com os governos estadual e federal, mesmo sendo o governo federal, de orientação política completamente oposta à da atual administração municipal. Essa postura evidencia, que para eles, os interesses políticos partidários, por mais antagônicos que sejam, podem e devem ser conciliados.


Essa abertura ao diálogo não é sinal de fraqueza ou capitulação, mas sim de inteligência política. Franco sabe que, sem apoios externos, poucos avanços são possíveis. Os cofres municipais não comportam, sozinhos, os investimentos que a cidade precisa. Sem recursos estaduais e federais, restaria ao prefeito o papel de mero pagador da folha de pessoal. E Heliomar, já deixou claro, que não está disposto a ser apenas um gerente de RH da prefeitura.


Ao contrário, o prefeito tem dado mostras, que entendeu rapidamente, as limitações orçamentárias, mas também enxerga caminhos para superá-las. E esse caminho, neste momento, passa pela construção de pontes, e não de muros.


Se manter essa postura, Heliomar Franco não apenas assegura melhores condições de governar, como também sinaliza à sociedade que é possível fazer política com princípios políticos, mas, sem perder a noção de realidade. Em tempos de extremos, governar com equilíbrio é, por si só, um ato de sabedoria e prudência.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

Comentários


Banner-site-01-1230x1030
WhatsApp Image 2025-10-31 at 12.10.47 (2)
31882_1230x1020
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
banners-agosto-turismo-1230x1020
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page