top of page

PF cumpre buscas por suspeita de vazamento de dados fiscais de ministros do STF


Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira de Carnaval (17), quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A ação integra investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal do Brasil relacionados a ministros da Corte e seus familiares.


A medida foi autorizada após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além das buscas, foram impostas medidas cautelares aos investigados, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, afastamento de função pública, cancelamento de passaportes e proibição de saída do País.

Em janeiro, o ministro Alexandre de Moraes instaurou, de ofício, inquérito para apurar se houve quebra irregular de sigilo fiscal por parte da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) envolvendo integrantes do STF e familiares.


Segundo informações apuradas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Receita Federal questiona a abertura do inquérito. Interlocutores do órgão afirmam que não há acesso a contratos particulares e que a consulta a dados sigilosos sem procedimento fiscal formal pode resultar em demissão.

As suspeitas de vazamento surgiram após o avanço da Operação Compliance Zero, que investiga o Banco Master.


Quando o inquérito foi aberto, ministros do STF defenderam que a investigação esclareça se houve, de fato, vazamento de informações sigilosas por parte de órgãos federais.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo

WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page