Prefeitura de São Leopoldo inicia mutirões para rastreamento de câncer de colo de útero e de mama
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- 6 de out.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), iniciou uma série de mutirões de rastreamento de câncer de colo de útero e de mama. A iniciativa faz parte de uma política permanente de atenção à saúde da mulher e foi motivada por um levantamento que apontou que 87% das mulheres entre 25 e 64 anos cadastradas na rede pública não haviam feito o exame preventivo (citopatológico) nos últimos dois anos.
O primeiro mutirão de outubro aconteceu no sábado (4), na UBS do bairro Vicentina. A ação contou com uma busca ativa pelo “Zap da Saúde”, que entrou em contato com mulheres entre 30 e 45 anos, faixa etária de maior risco para o câncer de colo de útero. Três salas foram preparadas para a coleta dos exames, com atendimento exclusivamente por agendamento, o que garantiu um fluxo tranquilo e sem faltas.
Além do exame preventivo, o mutirão também ofereceu solicitação de mamografia — para mulheres acima de 40 anos (rastreio) e 35 anos com fatores de risco —, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e uma sala de espera educativa com orientações sobre saúde da mulher.
De acordo com Ana Paula Becker, diretora de Atenção Básica, o número de mulheres com exames atrasados ainda é preocupante.“Foi um número bem expressivo, uma média de 87% das mulheres de todas as regiões de São Leopoldo. Sabemos que algumas fazem na rede privada, mas ainda assim é muito alto”, afirmou, reforçando a importância de manter o acompanhamento em dia.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Dutra, acompanhou o mutirão e destacou o caráter estratégico da iniciativa.“É uma ação para desafogar o sistema e evitar que casos avancem até a biópsia. O autocuidado é essencial”, disse.
Simone reforçou ainda que o foco vai além do Outubro Rosa.“Decidimos priorizar a saúde da mulher para resolver o problema na ponta, antes que evolua. Esses mutirões vão acontecer a cada 15 dias, até zerarmos as filas”, afirmou.
Mulheres entre 25 e 64 anos que ainda não realizaram o exame preventivo podem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para agendar o atendimento durante a semana.Os exames de citopatológico e mamografia são essenciais para a detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama, duas das principais causas de mortalidade feminina no país.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Comentários