top of page

PreP simplificada: conheça tratamento injetável para prevenir o HIV

São Paulo – A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método de prevenção contra o vírus HIV consolidado em todo o mundo. O uso diário de medicação oral é a opção mais popular, mas ainda esbarra no compromisso do usuário em tomar os comprimidos todos os dias. Os tratamentos injetáveis, por outro lado, podem ser feitos com o intervalo de meses, facilitando a adesão.


No Brasil, o cabotegravir é o primeiro medicamento de ação prolongada aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prevenir a infecção pelo HIV. A bula indica a aplicação a cada dois meses.


Embora o registro da Anvisa tenha sido concedido em junho de 2023, ainda não há data para a chegada dele ao Sistema Único de Saúde (SUS). A farmacêutica britânica GSK, desenvolvedora da medicação, afirma que está em negociações com o Ministério da Saúde, mas o pedido ainda não foi enviado para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).


Segundo estimativas da empresa, a adoção do medicamento poderia representar uma economia de até R$ 14 bilhões ao longo de dez anos, ao evitar novas infecções e reduzir a demanda por tratamento. Ainda não há previsão para o início da oferta no Brasil.


FONTE: PORTAL METRÓPOLES

FOTO: Burak Karademir/Getty Images

Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page