Foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (11), os principais resultados do Programa 3 Mil Talentos TI, por meio dos representantes do Senac São Leopoldo, para o prefeito Ary Vanazzi. A apresentação ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do prefeito. Dentre os principais dados apresentados, foram destacados os mais de 5,4 mil inscritos até o momento, com a matrícula de cerca de 2,7 mil alunos.
O penúltimo ciclo do programa, lançado no início do ano, resultou no ingresso de mais de 1,3 mil jovens. De acordo com o levantamento realizado pelo Senac São Leopoldo com cerca de 200 alunos, dos 31,5% que já estavam inseridos no mercado de trabalho, nenhum atuava na área da tecnologia da informação ao iniciar o curso.
Durante o encontro, o prefeito Vanazzi enfatizou a importância do investimento na ação de oferta de cursos gratuitos, ao oportunizar o envolvimento de jovens leopoldenses na área da Tecnologia da Informação. “O resultado do programa depois desses três anos é muito significativo, pois envolveu milhares de jovens, abriu novas perspectivas para eles e trouxe maiores expectativas para suas vidas”, finalizou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, acompanhou a reunião e ressaltou o apuramento positivo da iniciativa, que contribui para a criação de projetos futuros que levem mais oportunidades para a população.
Estiveram presentes na reunião: o diretor do Senac São Leopoldo, Marcus Lubisco; o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke; representando a reitoria da Unisinos, o chefe de gabinete, Tiago Ricciardi, e o padre Clóvis de Melo Cavalheiro.
Programa 3 Mil Talentos TI
Dentro do Inova São Léo, desde 2021, estão sendo investidos R$ 2 milhões pela Prefeitura de São Leopoldo com a oferta de bolsas gratuitas com o Programa 3 mil talentos TI. O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo.
A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pelo poder público visando o Bicentenário da Imigração Alemã e os 200 Anos de São Leopoldo em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.
Fonte: PMSL
Comments