Programa Melhor em Casa leva cuidado e conforto a pacientes em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 9 de out.
- 2 min de leitura

Levar atenção e cuidado diretamente até quem mais precisa é o propósito do Programa Melhor em Casa, desenvolvido diariamente pela equipe da Secretaria da Saúde de São Leopoldo. A iniciativa, ainda pouco conhecida pela população, tem transformado a rotina de pacientes e familiares que dependem de atenção permanente.
“Eles acompanham minha mãe, fazem os procedimentos necessários e me ajudam muito. Aprendi várias coisas sobre como cuidar dela na cama. É bem melhor eles virem até aqui do que ter que ir ao hospital”, conta Rosicler Pereira de Quadros, moradora do bairro Feitoria.
Voltado a pacientes com doenças crônicas ou dificuldade de locomoção, o programa leva atendimento até a residência, garantindo conforto e evitando a sobrecarga nos hospitais.“O trabalho da equipe facilita o vínculo do paciente com a unidade de saúde, apoia nos cuidados paliativos, orienta familiares e reduz o desgaste e os riscos de deslocamento”, explica a secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves.
A equipe de São Leopoldo é formada por dois enfermeiros, um médico, dois técnicos de enfermagem e um residente multiprofissional em saúde pública, com formação em áreas como medicina, serviço social, fisioterapia, enfermagem e nutrição.
O que é o Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que leva o cuidado médico e multiprofissional até o lar de pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo. Em São Leopoldo, o serviço é executado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O objetivo é evitar ou reduzir internações hospitalares, garantindo um atendimento mais humanizado, próximo e confortável no ambiente familiar — além de dar continuidade ao tratamento após a alta hospitalar.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


































Comentários