top of page
Buscar

Programa Start News recebeu, nesta quinta (07), as Irmãs Franciscanas, Roseli Klein e Glenda Sabio

Atualizado: 8 de abr. de 2022


As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã contaram sobre os 150 anos da vinda da Congregação para o Brasil e o trabalho realizado por elas. | Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta quinta-feira (07), o Programa Start News recebeu as Irmãs Franciscanas, Roseli Teresinha Klein e Glenda Sabio Garcia, que contaram sobre os 150 anos da vinda da Congregação para o Brasil e o trabalho realizado por elas.


A história das Irmãs Franciscanas no Brasil teve início no dia 02 de abril de 1872, quando seis religiosas desembarcaram em São Leopoldo vindas da Alemanha. "Os Padres Jesuítas já estavam atuando aqui em São Leopoldo e fazendo os trabalhos [Educação] com os meninos. Antigamente eram escolas separadas: escola de meninos e escola de meninas. O Padre Guilherme Feldhaus [pároco da cidade na época] resolveu pedir para a Madre Superiora da Alemanha para que enviasse Missionárias de lá especificamente para cá por causa dos imigrantes alemães. Ele achou necessário que as meninas também tivessem Educação", explica a Irmã Roseli Klein.


Ainda conforme a religiosa, somente após um segundo pedido por parte do Padre Guilherme Feldhaus é que a Madre Aloísia Lenders aceitou. "A Madre condicionou a vinda das missionárias desde que fossem seis e em hábito religioso [veste religiosa] ou nenhuma. Foram solicitadas voluntárias e dezenas queriam vir para o Brasil", conta Roseli.


Mesmo com as mudanças na sociedade ao longo dos 150 anos de presença no país, a Congregação mantém seu trabalho em diversas áreas. "Quando celebramos 150 de história, é uma história que vem tentando responder aos apelos da sociedade de cada tempo. A gente recorda essa resposta que as Irmãs deram naquele momento na Educação. A educação das meninas, que era uma revolução e teve tanta resistência, As missionárias tiveram que construir com as próprias mãos. Muitas das Irmãs que estão no Lar hoje contam as histórias. Então escutar sobre tudo que elas viveram também nos dá força para tentar responder aos apelos de hoje, que não são os mesmos daquela época", reflete a Irmã Glenda Sabio.


Um dos projetos desenvolvidos pela Província de São Leopoldo, a Comunidade Marta e Maria, foi inaugurado em maio de 2021 na Vila Santa Marta, região periférica do município. " Nossa primeira missão lá é ser Presença junto àquelas pessoas. Nós trabalhamos em parcerias com a Rede de Comunidades São João Batista, com o Centro de Espiritualidade Padre Arturo, que tem um projeto social com crianças e adolescentes. Desenvolvemos esse trabalho em conjunto, além desse suporte na vida da comunidade religiosa, de Fé", afirma Glenda.


Para quem quiser conhecer mais sobre a Congregação e saber sobre a história e projetos desenvolvidos pelas Irmãs Franciscanas, pode acessar o site deuscuida.com ou as redes sociais, disponíveis em facebook.com/vocacao.madremadalena ou facebook.com/irmasfranciscanas


O Programa Start News com as Irmãs Franciscanas, Roseli Klein e Glenda Sabio, tem reprise nesta quinta-feira (07), às 20h, na radiostart.com.br


Confira na íntegra o programa de hoje.

Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page