Projeto Viver Bem incentiva prática esportiva e convívio social entre a terceira idade
- Start Comunicação

- 11 de set.
- 2 min de leitura

O Projeto Viver Bem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Leopoldo (RS), tem como foco a promoção contínua de esporte e lazer como instrumentos de saúde pública. Voltado a pessoas da terceira idade, o projeto oferece diversas modalidades esportivas em diferentes bairros do município, com a proposta de atender às necessidades específicas de cada faixa etária, respeitando as condições individuais dos participantes.
Com atividades organizadas em formato gratuito e de acesso livre, o Viver Bem atua como política pública permanente, e foi recentemente formalizado por meio de lei municipal, garantindo sua continuidade independente de mudanças administrativas. Entre os principais objetivos estão o incentivo à prática segura e orientada de atividade física, o estímulo à socialização e a manutenção da saúde física e mental da população.
O cronograma inclui modalidades como ginástica para a terceira idade, ginástica coreografada, futsal masculino e feminino, futebol, tênis, tênis de mesa, câmbio, basquete relógio, basquete adulto, vôlei misto adulto, skate, entre outras. A proposta pedagógica é adaptada para cada faixa etária, valorizando a prática saudável da atividade física e respeitando as individualidades dos participantes.
De acordo com Fernando Specht, Diretor de Projetos Esportivos da Secretaria, o Viver Bem atende especialmente o público com mais de 50 anos, com uma variedade de atividades voltadas a essa faixa etária. “O Projeto Viver Bem é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, que promove saúde, bem-estar e lazer para pessoas com faixa etária de 50+. Entre as atividades oferecidas, destaca-se a ginástica para a terceira idade, as aulas de pilates, e modalidades de câmbio e basquetinho, proporcionando momentos de convivência, diversão e qualidade de vida”, explicou. Ainda segundo Specht, o projeto busca atender de forma descentralizada, garantindo acesso nos diferentes bairros de São Leopoldo.
Rosimeri Salazar Xavier, 56 anos, moradora de São Leopoldo e participante do projeto, relata os efeitos positivos em sua rotina: “O Viver Bem é um projeto que integra as pessoas da terceira idade, tirando muitas do isolamento e dando a oportunidade de participar de vários eventos como esporte e lazer. Traz alegria e troca de experiências de vida. O projeto agora é lei municipal, não podendo mais ser extinto.”, destacou.
Além dos benefícios físicos, a iniciativa tem impacto na saúde mental e nas relações sociais. Isabel Cristina Flores Fernandes, 64 anos, também participa das atividades e avalia o projeto como uma conquista importante. “Agora que virou uma lei municipal, entendo que foi uma conquista maravilhosa para todas as pessoas. Isso nos faz muito bem fisicamente, mentalmente, por estarmos com pessoas, novos colegas, amigos. Só agradecimento por fazer parte deste projeto.”
Da redação www.startcomunicacaosl.com.br - Luis Guilherme Zambrzycki


































Comentários