Que os erros e polêmicas na realização da SLFest 2025, mostre um caminho que contemple a todos - Por Bado Jacoby
- Start Comunicação
- há 23 horas
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: a definição do formato da SLFest 2025, se transformou no grande assunto político e também em outras esferas da sociedade leopoldense das últimas horas e, segue gerando grandes polêmicas.
A promessa feita durante a campanha eleitoral de 2024 pelo então candidato e agora prefeito Heliomar Franco (PL), de realizar uma grande festa cultural com um viés mais voltada à imigração alemã, acabou não se concretizando e frustrando parte da população.
O desfecho inesperado que frustrou a expectativa do governo, foi ocasionado por erros de avaliação, atrasos na organização, editais com problemas, autossuficiência e principalmente, pela concepção confusa de como seria realizada a festa como um todo. Acabou se criando um conflito e confronto com setores da cultura que praticamente inviabilizou a festa numa dimensão maior.
Diante da situação estabelecida e por falta de tempo maior, o governo municipal optou por realizar uma celebração mais modesta, concentrada em um único dia, na Praça do Imigrante. A escolha do formato emergencial, é reconhecida como frustrante diante das expectativas criadas.
Apesar da frustração inicial, o erro de percurso pode servir como uma oportunidade derradeira para uma reflexão definitiva sobre o formato da SLFest.
Talvez seja o momento de separar as coisas: uma celebração exclusiva para marcar a data da chegada dos imigrantes alemães e outra festa, aberta a todas as etnias e expressões culturais da cidade”, que na realidade se transformou a SLFest ate a edição de 2024.
A ideia de dissociar uma festa histórica para celebrar a chegada dos primeiros imigrantes alemães de uma celebração multicultural, precisa ser olhada com mais atenção a partir de agora. A separação dos eventos é pertinente e não segrega ninguém, até porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Existe público e apelo para os dois formatos de festa. Nada determina que um só evento abrigue todas as nossas peculiaridades culturais.
Os erros na condução para a realização da SLFest 2025, pode sim ter algo positivo. Que se defina por uma vez por todas, qual o formato mais adequado para os eventos leopoldenses e a partir dessas definições, se crie um ambiente de construção coletiva que contemple minimamente todos os setores culturais da cidade. O Prefeito Heliomar Franco pode e deve achar uma solução definitiva para essa resenha de tantos anos. Que a administração municipal consiga tirar lições para definir de forma clara o futuro da SLFest e de outras tantas outras atividades culturais da cidade. Talvez, o limão da frustração possa se transformar em uma limonada com o aprendizado deste ano.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby
Comments