Restauro do Museu do Trem de São Leopoldo entra na fase final e reabertura está prevista para novembro
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 16 de out.
- 2 min de leitura

As obras de restauração da estação do Museu do Trem de São Leopoldo estão em fase final e devem ser concluídas até o final de outubro, conforme o cronograma contratado. A previsão é de que o espaço seja reaberto ao público no dia 26 de novembro, data em que o museu completa 49 anos de fundação.
Na manhã desta quinta-feira (16), a secretária municipal de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, e a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Ana Wolf, realizaram uma vistoria técnica para acompanhar o andamento dos serviços.
As últimas intervenções incluem a instalação de grades de proteção na rampa de acesso, sistemas de ar-condicionado, acabamentos de pintura, iluminação, além da limpeza e higienização do mobiliário e das áreas internas e externas. Também está sendo feito o paisagismo no entorno do prédio.
A obra está sob responsabilidade da empresa CSM Construtora Silveira Martins, que executa os trabalhos desde abril, com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). O investimento total é de R$ 823.056,02, por meio do programa Finisa, da Caixa Econômica Federal. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Recyklare. “Estamos programando uma grande reinauguração para o dia 26 de novembro, que marca os 49 anos desde que a antiga estação se tornou o Museu do Trem. É um momento simbólico e histórico para São Leopoldo”, destacou a secretária Lionella Goulart.
Ela também ressaltou a importância da obra como parte de uma política de valorização do patrimônio cultural do município: “Essa restauração é resultado do olhar atento do prefeito Heliomar Franco e da vice-prefeita Regina Caetano. Esse equipamento cultural vai fortalecer o turismo e promover ainda mais a ocupação histórica da cidade”, afirmou.
A arquiteta Ana Wolf, do Iphae, afirmou que a restauração está sendo feita conforme os padrões técnicos exigidos. A vistoria também contou com a presença da engenheira Luísa Quadros, da construtora responsável, além dos arquitetos Artur Spagnol e Renata Albernard, do Departamento de Projetos da Secretaria Geral de Governo (SGG), que acompanham a fiscalização da obra.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


































Comentários