São Leopoldo | Prefeitura projeta revestimento de concreto no dique da Vicentina
- Start Comunicação

- 24 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

As equipes do Semae e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) estiveram nesta semana na Casa de Bombas da João Corrêa avaliando a infiltração no dique da Vicentina. Os técnicos estão elaborando um projeto de melhoria do revestimento da estrutura que, conforme pedido do prefeito Heliomar Franco, deve ser entregue até sexta-feira (27) à Secretaria de Reconstrução do Estado.
O engenheiro civil e diretor de obras da Semov, Nilson Karam, destacou que a infiltração não é capaz de romper o dique. Se deixássemos como está, sem o reforço de concreto que está sendo projetado, sim, a água poderia ir danificando a estrutura, mas a longo prazo, declarou.
A nova estrutura foi construída pedra sobre pedra (rachão), por ser uma material que não se dissolve com a água. A infiltração que vemos aqui é porque entre essas pedras ficaram pequenos caminhos e a água passa por elas, explicou Karam. O diretor-geral do Semae, Gabriel Dias, destacou que a estrutura, construída no ano passado, é considerada semipermeável porque não houve o uso de argila.
Apesar do filete de água que se formou no fim de semana não estar comprometendo a estrutura do dique, o projeto para realizar uma cobertura de concreto no local já está sendo organizado. Segundo o secretário da Semov, Rogel da Silva Corrêa, o revestimento cobrirá ambos os lados, além da parte superior, totalizando cerca de 30 metros. Com a estrutura de concreto a ser implementada, o dique estará muito mais forte do que era em maio de 2024, afirma o prefeito Heliomar Franco.
Antes da enchente do ano passado, o dique era feito apenas de terra, com a cheia do rio e as fortes chuvas de 2024, formou-se um ponto frágil entre a parede de concreto da Casa de Bombas e o dique, o que ocasionou o rompimento. A estrutura de rachão foi escolhida para evitar que o cenário se repita.
Fonte: PMSL

































Comentários