Vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 17 de out.
- 1 min de leitura

A primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida inteiramente no Brasil, batizada de SpiN-TEC, deve estar disponível para a população através do Sistema Único de Saúde (SUS) já no primeiro semestre de 2026. A previsão foi anunciada nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
O imunizante é resultado de uma parceria entre o Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destinou R$ 140 milhões ao projeto, apoiando desde a fase pré-clínica até os ensaios clínicos de fases 1, 2 e 3, por meio da RedeVírus.
Durante participação no programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana destacou que a SpiN-TEC está na fase final de estudos clínicos. Segundo ela, o primeiro artigo científico brasileiro sobre a vacina, publicado neste mês, comprovou a segurança do imunizante. “Já vamos entrar com o pedido na Anvisa para validação da vacina. Quem está fazendo a compra tecnológica é uma empresa também brasileira, a Libbs, que vai produzir o IFA (insumo farmacêutico ativo). E o envase será feito por outra empresa nacional, sediada em Minas Gerais. É um orgulho para o Brasil”, declarou a ministra.
A vacina representa um marco para a autonomia científica e tecnológica do país no enfrentamento de pandemias, reduzindo a dependência de insumos e imunizantes importados.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Agência Brasil


































Comentários