top of page

MEC anula três questões do Enem 2025 após suspeita de vazamento


Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) decidiu anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após identificar indícios de que parte do conteúdo pode ter sido divulgada antes da aplicação. A Polícia Federal foi acionada para investigar um possível vazamento.

Segundo o MEC, a medida foi adotada após a equipe técnica responsável pela elaboração das provas detectar “similaridades pontuais” entre questões exibidas em uma transmissão nas redes sociais e itens presentes no exame. O Ministério reforça que nenhuma das questões divulgadas é idêntica às aplicadas na prova deste ano. Apesar disso, não foram informados quais itens serão anulados.


O que diz o MEC

Em nota, o órgão afirmou que a anulação é uma ação preventiva, tomada para garantir a lisura do processo avaliativo. Destacou ainda que todos os protocolos de segurança foram seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O MEC explicou que o modelo de elaboração das provas, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), prevê o uso de questões previamente testadas — o que pode justificar coincidências entre itens já apresentados em pré-testes.


O que diz o Inep

O Inep reforçou a regularidade da aplicação do Enem 2025 e detalhou, em seis pontos, sua posição sobre o caso:

  1. O instituto reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

  2. Após relatos de antecipação de questões semelhantes às do exame, a equipe técnica analisou o caso e decidiu pela anulação de três itens da prova.

  3. A metodologia da TRI exige que questões sejam pré-testadas, permitindo que estudantes tenham contato prévio com itens que podem integrar futuras edições.

  4. Nenhuma questão divulgada nas redes sociais corresponde integralmente às aplicadas no Enem 2025; foram identificadas apenas semelhanças pontuais.

  5. A Polícia Federal foi acionada para investigar a divulgação das questões e responsabilizar possíveis envolvidos por quebra de sigilo ou má-fé.

  6. O Inep destacou que segue rigorosos protocolos de segurança para calibrar e selecionar os itens do Banco Nacional de Itens, todos cumpridos durante a elaboração do exame.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page