Nove de uma vez: a história dos nônuplos que desafiaram a medicina
- Start Comunicação

- 19 de set.
- 1 min de leitura

Os primeiros nônuplos sobreviventes do mundo voltaram aos holofotes após o Guinness World Records compartilhar um vídeo comemorativo da família, como parte das celebrações dos 70 anos da publicação. Os irmãos — cinco meninas e quatro meninos — nasceram em 2021 e continuam sendo um caso único na história da medicina. Assista ao vídeo.
Entenda
Os nônuplos nasceram prematuros, com apenas 30 semanas de gestação, pesando entre 500g e 1kg, segundo a ministra da Saúde do Mali, Fanta Siby. A mãe foi transferida ao Marrocos pelo governo do Mali para receber atendimento médico especializado. O parto, feito por cesariana, revelou um total de nove bebês — dois a mais do que os médicos previam inicialmente.
Apesar do parto incomum e nunca relatado pelas autoridades de saúde mundiais, Halima Cissé, a jovem mãe dos bebês não enfrentou nenhuma complicação proveniente da gestação. Os nascimentos múltiplos costumam ser arriscados tanto para mães quanto para bebês.
Em 2021, o Guinness World Records reconheceu oficialmente o feito, destacando que aquela foi a primeira vez na história em que nove gêmeos nasceram e sobreviveram. “Começamos com sete, e Alá nos abençoou com nove”, disse o pai, Abdelkader Arby, na época.
A família permaneceu no Marrocos por mais de um ano e meio antes de retornar ao Mali. Em entrevistas à BBC e à Associated Press, os pais relataram os desafios da criação dos filhos, mas também o apoio da família e o sentimento de gratidão. “Eles são todos diferentes, e todos são um presente”, disse Halima.
Da redação da Start Comunicação: www.startcomunicacaosl.com.br
Fonte: Portal Metrópoles































Comentários