Secretaria da Saúde realiza ação de prevenção e tratamento da sífilis na Rua Independência
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- há 3 horas
- 1 min de leitura

Na sexta-feira, 17 de outubro, a Secretaria da Saúde promoveu uma ação educativa na Rua Independência, voltada à prevenção e tratamento da sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada por bactéria. Profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (Sae) da Prefeitura montaram um estande em frente ao Colégio Visconde de São Leopoldo para orientar a população sobre a doença.
Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos, além de preservativos masculinos e femininos. A testagem para sífilis está disponível de segunda a sexta-feira no Sae e nas unidades básicas de saúde. A Vigilância em Saúde também colaborou, disponibilizando a unidade móvel de vacinação no local.
A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, ressaltou a importância da testagem: “A sífilis ainda está presente na população e muitas vezes demora para apresentar sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Mulheres grávidas podem transmitir a sífilis congênita para o bebê, o que pode causar sequelas graves.”
Em 2024, São Leopoldo registrou 153 casos de sífilis em gestantes, 57 de sífilis congênita e 410 casos adquiridos. Até junho deste ano, já foram contabilizados 83 casos em gestantes, 33 congênitos e 244 adquiridos.
As iniciativas fazem parte do Outubro Verde, mês dedicado à conscientização e combate à sífilis.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Comentários